O primeiro andar receberá 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 e o segundo piso contará com 30 leitos de enfermaria, também para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O terceiro andar da nova ala foi ativado em agosto de 2020 e abriga os outros 26 leitos de UTI Covid
Mais dois andares da nova ala do Hospital Tereza Ramos serão ativados a partir desta semana. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés durante uma vistoria na unidade na tarde desta segunda-feira (28 de junho), ao lado do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e do prefeito de Lages, Antonio Ceron.
O primeiro andar receberá 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19, enquanto o segundo piso contará com 30 leitos de enfermaria, também para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O terceiro andar da nova ala foi ativado em agosto de 2020 e abriga os outros 26 leitos de UTI Covid da unidade.
Com a ativação dos dois andares, os 18 leitos de UTI Covid do prédio antigo serão transferidos para a nova ala, além de dois novos que serão abertos. Com isso, o total de leitos de UTI exclusivos para o enfrentamento da pandemia no Hospital Tereza Ramos passa de 44 para 46. A unidade possui ainda outros dez leitos de UTI para tratar as demais enfermidades. No caso dos leitos de enfermaria Covid, os 22 existentes no prédio antigo serão movidos para a nova ala, além de oito novos que serão abertos, totalizando 30. “A elevação do número de leitos na estrutura física do Hospital expande o atendimento à população de Lages e região serrana de Santa Catarina, com acolhimento de pacientes dos níveis leves, médios e graves, com maior qualidade do suporte à saúde para o propósito de seu restabelecimento e alta com a consequente retomada de suas vidas com suas famílias”, analisa o prefeito Antonio Ceron.
A nova ala do Hospital Tereza Ramos está com mais de 95% dos trabalhos concluídos e a previsão atual é de que ela seja entregue em outubro deste ano. Segundo o projeto, o subsolo deve receber a nova emergência, o térreo sediará o centro de diagnóstico por imagem, o quarto andar terá os centros cirúrgicos e o último piso será a central de esterilização.
No último sábado (26 de junho), o Governo do Estado também recebeu o novo tomógrafo que será colocado em operação no Tereza Ramos. A expectativa é de ativação nos próximos meses. O equipamento tem três anos de garantia. A visita ao Hospital foi acompanhada pelo subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, pelo diretor da unidade, Maurício Batalha, e por demais autoridades municipais.
Texto: Leonardo Gorges/Secretaria Executiva da Comunicação (Secom) do Governo do Estado de Santa Catarina, com edição de Daniele Mendes de Melo
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom