Profissionais do Cerest e HNSP se reúnem para discutir plano de ação referente a acidentes do trabalho
21/03/2017
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (17), foi realizada uma reunião entre profissionais do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), entre eles, o gerente do órgão de proteção à saúde e segurança do trabalhador, Emerson da Silva, e o administrador do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), Fabio Lage. O hospital recebe grande parte das vítimas de acidentes do trabalho ocorridos não somente em Lages, mas em outros municípios da Serra Catarinense. O Cerest tem atuação de competência em toda a Serra.

O objetivo do encontro foi a troca de informações sobre as entradas de registro de acidentes de trabalho para que o Cerest as utilize com o propósito de levantamento de dados e para poder ser elaborado um plano de ação de prevenção. “O Cerest realiza um trabalho preventivo e educativo, além de visitas e atuação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e Vigilância Sanitária”, reforça Emerson da Silva. O Cerest está localizado na rua Waltyer Dachs, 187, Centro, próximo ao colégio Santa Rosa de Lima. Contato: 3251-7970.

Atribuições

O Cerest consiste em um órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) e possui convênio com a Secretaria Municipal da Saúde. Atua em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), sindicatos e Conselho Municipal da Saúde de Lages. O Centro de Referência tem por finalidade identificar, eliminar ou minimizar os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Atua por intermédio do levantamento de dados, sistematização de informações em saúde, inspeção nos ambientes de trabalho e articula a assistência à saúde para portadores de agravos e doenças relacionadas.

Problemas

Os problemas vinculados à execução de movimentos repetitivos diários (Lesões por Esforço Repetitivo - LER) fazem parte da lista de grande parte dos acidentes - ferimentos no punho e mão, fraturas, luxações, amputações, lesões, traumatismos, lesões no ombro e outros. Acidentes típicos e de trajeto também aparecem na lista de atendimentos/queixas/denúncias/notificações do Cerest. Assédio moral e sexual, e violência organizacional também são formas de adoecimento do trabalhador, bem como transtornos mentais e comportamentais, como episódios depressivos, de estresse e ansiedade são problemas comuns.