O curso é inédito no município e fruto do reconhecimento de que Lages é polo formador de profissionais na área da Saúde para o SUS
O foco do curso será a formação de preceptores em residência médica de Medicina de Família, mas também formará outras categorias profissionais para a preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS). Na manhã desta terça-feira (22), a aula inaugural foi realizada através de uma videoconferência, no auditório do Micro Distrito de Base Tecnológica de Lages, Incubadora MidiLages, contando com a participação do secretário nacional de Atenção da Saúde, Francisco Figueiredo e de diretores do Hospital Sírio-Libanês, situado em São Paulo. Preceptor é um indivíduo responsável, na área médica, por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos médicos residentes nas características de um hospital.
O curso com duração de nove meses inclui aulas de capacitação presenciais e por teleconferência, experiência em gestão, novos conhecimentos e práticas na área da saúde, que serão repassados pelos profissionais do Hospital Sírio-Libanês para cerca de três mil profissionais de todo o país. Em Santa Catarina foram selecionados 180 profissionais, dentre estes, 20 de Lages e região.
“É uma excelente oportunidade para discutirmos e nos aprofundarmos em questões que envolvem a saúde pública dos nossos municípios. Trabalhamos muito para conquistar este curso que será ministrado por uma das melhores instituições mais respeitadas do país”, explica a médica de Família e Comunidade em Lages, Lucia Soares Buss Coutinho, a facilitadora do curso.