A ampliação acontece após encerramento da campanha para os grupos prioritários
A partir da próxima segunda-feira (12), será ampliada a vacinação contra influenza para toda a população, independente da idade. A ampliação acontece após encerramento da campanha para os grupos prioritários nesta sexta-feira (9).
Neste ano, a campanha foi dividida em três etapas. A 1° etapa teve início em 12 de abril e término em 10 de maio e priorizou crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.
Já a segunda etapa, com início em 11 de maio e término em 08 de junho, teve como público alvo: professores e pessoas com 60 anos ou mais. Findando os grupos prioritários elencados, a terceira etapa a qual teve início em 09 de junho com encerramento nesta sexta-feira (9), teve como público alvo pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, integrantes das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, e adolescentes em medidas socioeducativas.
Em Lages, a campanha encerrou com pouco mais de 50% do público alvo vacinado. A estimativa era que 67.142 lageanos fossem vacinados. Porém, até a última atualização do vacinômetro com dados retirados do sistema próprio de informação do município, foram 33.512 pessoas imunizadas.
Locais para vacinação:
A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde que tenham sala de vacina, para os residentes no centro a vacinação acontece no Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), localizado na rua James Robert Amos, fundos do fórum, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já para crianças de 6 meses a 10 anos incompletos, a vacina pode ser feita na Central de Vacinas, anexa a vigilância epidemiológica das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Prazo para vacina contra Covid
Quem foi vacinado contra a Covid, seja primeira ou segunda dose, deve aguardar um prazo de 14 dias para receber a vacina contra o vírus influenza. Já quem testou positivo para Covid, o prazo é de 30 dias.