Nota informativa n 11, orienta sobre a vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes, atualizado com a nova orientação das mulheres que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) divulgou nesta sexta-feira, através da Nota Técnica n° 11, algumas recomendações para o grupo de gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, e reforça as demais orientações conforme explicado abaixo:
Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz, no momento de receber a segunda dose da vacina, deve receber a segunda dose do imunizante Pfizer/Wyeth ou Sinovac/Butantan (Coronavac).
A segunda dose deverá ser administrada no intervalo previamente aprazado. Caso, no momento de receber a segunda dose, já tenha transcorrido 45 dias após o parto, o esquema deverá ser completado com a vacina AstraZeneca/Fiocruz.
Se iniciaram esquema com vacina Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty, o grupo supracitado deve concluir o esquema conforme intervalos definidos pelo PNI para estas vacinas, ou seja, 28 dias para Coronavac e 84 dias para Pfizer.
Podem vacinar somente com as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty.
Se iniciaram esquema com vacina AstraZeneca/Fiocruz: Devem completar o esquema com a vacina AstraZeneca/Fiocruz, conforme intervalo definido pelo PNI para esta vacina;
Se iniciaram esquema com vacina Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth: Deve-se concluir esquema conforme intervalos definidos pelo PNI para estas vacinas.
Devem vacinar-se apenas com as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan ou Pfizer/Comirnaty.
As alterações para este público devem iniciar já neste sábado, 24 de julho. A vacinação em Lages, acontece das 8h30min às 16h30min para pessoas com 33 anos ou mais; trabalhadores da indústria com 25 anos ou mais; gestante, lactantes e puérperas com 18 anos ou mais; bem como todos os demais grupos já elencados com 18 anos ou mais.