Lages sedia reunião de CIR ampliada
12/08/2021
Legenda: Foto: Emellin Camargo / Credito:

Na tarde de quarta-feira (11) aconteceu em Lages, no Orion Parque Tecnológico, a reunião de CIR (Comissão Intergestora Regional) ampliada, com as 4 CIR's que integram a Macrorregião de Saúde Meio-Oeste Serra Catarinense: CIR Meio-Oeste, CIR Serra Catarinense, CIR Alto Vale do Rio do Peixe e CIR Alto Uruguai.

A pedido do secretário Municipal da Saúde de Lages e também coordenador da Serra Catarinense, Claiton Camargo de Souza, em conjunto com a Supervisora Regional de Saúde da Serra Catarinense Daniela Rosa de Oliveira, requisitou-se no dia 13 de julho, em reunião de CIR Serra Catarinense, uma reunião a respeito da solicitação da alteração de referência do serviço de consulta em cirurgia ginecológica e do serviço de procedimento cirúrgico ginecológico (eletivo e de urgência).

A pauta foi levantada considerando o viés de que não temos na Serra Catarinense Serviço de Referência Na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que comporte suficientemente com amplitude a demanda tanto para o atendimento de Consulta em Cirurgia Ginecológica quanto, para o Serviço de Procedimento Cirúrgico Ginecológico (eletivo e de urgência).

O tema, de grande discussão, será novamente levantado na próxima reunião, a fim de garantir a resolutividade da questão.

Além disso, decidiu-se por instituir um calendário fixo de reuniões de CIR ampliada com o objetivo principal de dar vazão às filas de cirurgias eletivas, usando todos os hospitais da Macrorregião. Deste modo, busca-se preencher os vazios assistenciais da rede hospitalar de cada região.

A reunião contou com a presença dos coordenadores das CIRS, juntamente com os apoiadores regionais e a Supervisora Regional de Saúde da Serra Catarinense Daniela Rosa de Oliveira, além do Coordenador da Macrorregião Meio-Oeste Serra Catarinense, Luiz Martinho Ávila.

O próximo encontro, já agendado, ocorrerá na cidade de Joaçaba, no dia 1° de setembro.