Muitas dúvidas foram sanadas, principalmente porque se aproxima uma das mais requisitadas campanhas de vacinação, a Campanha Influenza 2017, que deve ser iniciada no dia 17 de abril e segue até 20 de maio
Um dia repleto de informações atualizadas, palestras, dinâmicas em grupo, reflexões e discussões acerca das práticas da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, focando principalmente nas campanhas de vacinação, tão importantes na prevenção de doenças. Assim foi o primeiro Encontro Municipal de Vacinadores e Gestores da Atenção Básica, que foi realizado nesta última quarta-feira (12), no Rancho Rochedo. O vice-prefeito Juliano Polese, que já foi Secretário da Saúde em outra gestão, fez questão de acompanhar de perto as atividades, junto à atual secretária, Odila Waldrich.
A união entre a Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica neste evento teve como objetivo atualizar todos os profissionais que atuam nestas áreas, motivando-os a um melhor atendimento à população, além de debater sobre as metas, problemas, dificuldades e os desafios a serem superados.
A palestrante Arieli Fialho, da Divisão de Imunização (Gevim/Dive) da Secretaria Estadual da Saúde, enfatizou a importância deste momento para garantir excelência nos atendimentos. “São estes profissionais que estão diariamente em contato direto com a população, executando funções tão importantes. Todo ano temos algumas mudanças no Calendário Vacinal e precisamos esclarecer sobre todas as alterações”, diz.
Em campanhas de vacinação, Santa Catarina sempre alcança as metas estabelecidas de imunização, o que demonstra que além da execução do trabalho, a divulgação está sendo bem feita, alertando a população sobre esta necessidade.
Campanhas importantes ao longo do ano
Muitas dúvidas foram sanadas, principalmente porque se aproxima uma das mais requisitadas campanhas de vacinação, a Campanha Influenza 2017, que deve ser iniciada no dia 17 de abril e segue até 20 de maio. Prioritariamente, na primeira semana, serão imunizados idosos e portadores de doenças crônicas. Depois a vacina será estendida ao restante do grupo, que compreende gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a cinco anos de idade, e professores das escolas públicas e privadas, da educação infantil e fundamental, que este ano entram novamente na campanha.
No segundo semestre deve ser realizada outra grande campanha, que é a Multivacinação, abrangendo crianças que estão com vacinas atrasadas. “Salientamos este compromisso da Secretaria da Saúde, de sempre estar trazendo informações relevantes para os profissionais e capacitando-os para que se sintam seguros para repassar para a população e prestar um bom atendimento”, diz a gerente da Vigilância Epidemiológica, Sumaya Furtado Pucci.
Palestrantes de renome
A programação foi voltada em elencar prioridades a serem resolvidas durante este ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Palestrantes renomados foram convidados a debater temas como a Educação Permanente, ministrada por Marina Patrício de Arruda, Mestre e Doutora em Serviço Social e pós-doutorado em Educação, ambas pela PUC/RS. Geraldo Augusto Locks, também com doutorado em Antropologia Social e pós-doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contribuiu com o tema.
A atualização do Calendário Vacinal e Campanha Influenza 2017 foram orientadas por Alda Maria Rodolfo da Silva e Arieli Fialho, da Divisão de Imunização (Gevim/Dive) da Secretaria Estadual da Saúde.
Outra atração do evento foi Beto Bom Dia, formado em Comunicação pelo Exército Brasileiro, especialista em Direito Penal e palestrante motivacional. Ele realizou a dinâmica “Saindo do Automático” com o grupo. Durante a manhã também houve um período de descontração e atividades recreativas, através do Instituto Mix, com conversa e relaxamento.