Cerest programa atividades especiais em referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
17/04/2017
Fotos: Carlos Alberto Becker

Atividades integram o Calendário Oficial de Datas e Eventos do município

A integridade física e psicológica do trabalhador, independentemente se pertinente à esfera privada ou pública, deve ser lembrada e discutida dentro das corporações. Isto pode representar a garantia de um bom serviço, desempenho ideal das funções, lucratividade e satisfação do cliente. Por isso, é crucial estar atento à saúde dos funcionários. Este é um dos vieses do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão responsável por Lages e outros municípios da Serra, totalizando 18, e de fora dela, como Santa Cecília, São Cristóvão e Curitibanos, conforme parceria com o Ministério Público do Trabalho. A atuação se dá na fiscalização das condições de trabalho dentro das empresas e por receber apontamentos dos colaboradores, com vistorias quando necessário.

O Cerest, com parceria da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá, no dia 20 de abril (quinta-feira), a partir das 14h, no Calçadão da Praça João Costa, o evento alusivo ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado internacionalmente no dia 28 de abril, referente ao Abril Verde. A data é simbolizada por um laço verde.

No dia 20 haverá aferição de pressão arterial e serão distribuídos panfletos com informações detalhadas sobre saúde do trabalhador, acidente de trabalho, doenças do aparelho respiratório, doenças de pele no trabalho, Lesões por Esforços Repetitivos (LERs), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dorts), Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) e proteção integral aos direitos de crianças e adolescentes no Brasil, e orientação ao público que circula pelo local.

Lei municipal específica para a campanha

O gerente do Cerest, Emerson Luiz da Silva, explica que existem oito unidades regionais de Cerest em Santa Catarina. “Lages é uma das primeiras cidades do Estado a adotar a Lei Municipal do Abril Verde. É um mês inteiro voltado à saúde e segurança do trabalhador. O convite para o evento se estende ao Conselho Municipal de Saúde, sindicatos, sociedade organizada e à comunidade em geral. Além de realizarmos um trabalho curativo atuamos na prevenção, educando as pessoas sobre a importância do cuidado no ambiente de ofício.” A Lei mencionada pelo gerente consiste na de número 4.151, de 18 de abril de 2016, instituindo a campanha de prevenção aos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, denominada Abril Verde, no âmbito do município de Lages, com o objetivo de sensibilizar a população. O mês comemorado anualmente integra o Calendário Oficial de Datas e Eventos do município.

Durante o mês de campanha, como relata a própria lei, a meta é divulgar os direitos assegurados pela Lei número 6.514, de 22 de dezembro de 1977, alterando o capítulo V da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), relativa à segurança e medicina do trabalho, aprovada por decreto de 1943 e pela portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de 1978, aprovando normas regulamentadoras.

Números de acidentes preocupam

Ainda de acordo com o gerente, percebe-se uma alta demanda de atendimentos no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, com 30 a 40 entradas/casos de acidente do trabalho por semana. “Há um contato telefônico com estas vítimas e se não estão recebendo atendimento oferecido por suas próprias empresas, é oportunizado o suporte do Cerest, com médico do trabalho, fisioterapeuta e psicólogo”, finaliza.

Onde

O Cerest está localizado na rua Fausto de Souza, número 300, Centro, acima do Moinho Letti, junto ao Programa de Atenção Psicossocial (Paps), e presta atendimento de segunda a sexta-feira, em horário comercial (das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h).