Saúde: Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde tem artigo científico publicado na revista Gepesvida
17/09/2021
Legenda: Arte: Carlos Alberto Arruda Junior / Credito:

A revista é destinada à leitura por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores de diferentes áreas

A Secretaria Municipal da Saúde divulga, com satisfação, a publicação de artigo científico elaborado pelas servidoras Andréia Valéria de Souza Miranda, Franciele Spolti Lorenzetti Miguel, Helena Cristina da Silva e Margarete Veronica Jesse dos Santos, escrito em 2020, revisado e encaminhado para publicação em maio de 2021.

O referido artigo, publicado esta semana na revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Vida Sustentável (GEPESVIDA) trata-se de um relato de vivência das ações de educação permanente e humanização em saúde, realizadas durante a pandemia da Covid-19, pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do município de Lages, na Serra Catarinense.

As ações mencionadas no artigo foram planejadas e desenvolvidas pelos integrantes do NEPHS para os trabalhadores da Secretaria da Saúde de Lages. A equipe utilizou de ferramentas virtuais de forma remota, por meio da elaboração e envio de vídeos, mensagens, fotografias e a realização de rodas de conversa virtual.

Os resultados do estudo apontaram que a educação permanente pode ser uma potente ferramenta no Sistema Único de Saúde (SUS) para a reconstrução das práticas em saúde, reflexão sobre o processo de trabalho, bem como, possibilitar momentos de descontração, humanização, escuta e vínculo, de modo participativo, integrativo e revitalizador.

“Esta publicação fortalece o processo de trabalho da equipe NEPHS e divulga as atividades de educação permanente realizadas no ano de 2020 pela Secretaria Municipal da Saúde por meio do núcleo e que mesmo com advento da pandemia, puderam ser realizadas de forma virtual, possibilitando a continuidade de, em equipe, construir novos paradigmas e ressignificação de vivências”, comenta a coordenadora do núcleo e também uma das autoras do artigo, Franciele Spolti Lorenzetti Miguel.

Link para acesso ao artigo: